As 10 grandes diferenças entre recompensa e reconhecimento

19-04-2017-artigo_reconhecimentoRecompensar ou reconhecer? Como gestor, diretor ou CEO de uma empresa, qual dessas duas opções são um bom caminho para manter seus colaboradores motivados e focados na mesma causa que você? Roy  Sanderson, um dos maiores especialistas em reconhecimento dos Estados Unidos, lista as 10 maiores diferenças entre esses dois conceitos. Aproveite os insights e aplique-os em sua empresa! Aplicar os dois conceitos é o caminho mais indicado para motivar seu time.

1- Recompensas são tangíveis, reconhecimento é eterno

Tangível ou monetária, a recompensa sempre é algo que você pode tocar e que vem em determinada quantidade. O reconhecimento é invisível na natureza e, mesmo assim, tem valor inimaginável. Você pode reconhecer sem recompensar, mas nunca deveria dar uma recompensa sem reconhecimento.

2- Recompensas sempre serão transacionais, reconhecimento é relacional.

As recompensas sempre partem do princípio que se você fizer “x”, ganhará “y” em troca. Reconhecimento é uma troca relacional entre pessoas. As recompensas são ótimas para atrair colaboradores a uma organização, mas é o reconhecimento que os mantém.

3- Recompensassãofacilmenteconsumidas. Reconhecimento é experimentado.

Quando você ganha dinheiro ou um presente, ele é utilizado ou consumido até se acabar sem deixar recall. Em contraste a isso,o reconhecimento é uma experiência de total imersão, além de um encontro pessoal do melhor tipo: aquele que dura pra sempre.

4- Recompensas são transferíveis. Reconhecimento não.

Recompensas e prêmios podem ser passados de uma pessoa a outra com facilidade. Já o reconhecimento não pode ser removido da pessoa que o recebeu e é bastante permanente. Foque-se em associar a longevidade do reconhecimento ao impacto momentâneo causado por uma recompensa tangível.

5- Recompensas são certamente condicionais, o reconhecimento é incondicional.

Recompensas são dependentes e baseadas em certos termos e condições. O reconhecimento, entretanto, tende a ser mais independente e não parte de um resultado derivado de uma ação específica. Misturar a rigidez e a flexibilidade é o segredo, ou pelo menos, saber quando usar um ou outro.

6- Recompensas são esperadas, o reconhecimento é uma surpresa.

Falando de recompensas, parece que já vamos a uma situação sabendo que se tivermos uma boa perfomance, merecemos um prêmio de determinado valor. Quando tratamos de reconhecimento, não temos ideia do que pode acontecer até, inesperadamente, recebermos! Nunca desaponte ninguém não dando a recompensa merecida e aprenda a ser espontâneo, celebrando e motivando pessoas diariamente.

7- Recompensas são financeiras. Reconhecimento é emocional.

Recompensas são uma forma prudente de utilizar os recursos de sua empresa. O reconhecimento é mais do que isso, é uma celebração psicológica e emocional, um verdadeiro fenômeno. Lembre-se que a perfomance comanda, mas são os sentimentos que reinam!

8- Recompensas são focadas em resultados, reconhecimento em comportamento.

Recompensas são usadas normalmente para reforçar a busca por um resultado. O reconhecimento pode vir a qualquer momento, com alguém notando um comportamento positivo de outra pessoa. As pessoas querem saber como estão indo antes mesmo do resultado final.

9- Recompensas são fixas, o reconhecimento é constante.

Recompensas estão atreladas a perfomances esperadas e retornos estabelecidos. O reconhecimento é livre, flui de pessoa para pessoa, e pode ser compartilhado por outros, estando sempre em expansão. Saiba distinguir o momento de cada um, utilizando esses recursos sabiamente.

10- Recompensas não são pessoais, o reconhecimento é.

Há muito pouca dimensão humana em uma recompensa tangível, determinada em contrato, mesmo quando dada a alguém. O reconhecimento se difere porque é puramente baseado em conexões humanas: gente celebrando o próximo por quem ele é e pelo que ele faz. É aqui que a recompensa pode se tornar muito mais pessoal: dando-a junto ao reconhecimento.

Escrito por Hadassa Aguilera e Gilmar Pinto Caldeira
© Copyright 2016 Honour Experiences

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s