10 delícias que você não pode deixar de provar na Turquia

07-06-2016-artigo-larXge

Mesmo com tantos monumentos, templos, paisagens incríveis e mercados impressionantes, a comida da Turquia continua sendo um dos principais atrativos do país. Marcante, cheia de aroma e – o melhor – muito acessível, a culinária turca merece sua atenção em sua visita a esse destino!

Confira uma lista com as 10 especialidades turcas que você não pode deixar de provar!

Kebap
Essa é, definitivamente, a comida nacional. Além do nome ligeiramente diferente, o prato não é totalmente igual aos kebabs que encontramos no Brasil. Para os turcos, de uma forma geral, o kepab é qualquer coisa cozina em um espeto. A opção de churrasco grego, famosa por aqui, é a mais popular e também mais barata.

Simit
Vendido nas ruas como um petisco e adorado por pessoas de todas as idades, o Simit é uma rosca doce coberta de gergelim.

Mezes
Servidos em bares ou casas de chá, os mezes são petiscos, similar aos acepipes. Os sabores presentes podem variar: os mais comuns são os mezes de iogurte com menta, berinjela e pimentão.

Pide
A versão turca da pizza, o pide é um pão que é servido com diferentes coberturas. Queijo, tomate, azeitona, ovo, carne (ou até tudo isso junto!) são alguns dos toppings mais comuns.

Çay
Bebida mais comum do páis, o Çay (leia-se Tchai) é um chá preto e está presente em qualquer lugar, servido em copos pequenos e decorados. O chá é uma das mais fortes tradições turcas.

illustration

Dondurma
Dondurma é o nome comum usado para sorvete na Turiquia. Apesar do nome significar o doce comum, em terras turcas, o doce ganha versões muito especiais. As alterações na receita são poucas, o que encanta mesmo é a forma de servir! Os “sorveteiros” são verdadeiros malabaristas.

Lokum
Para a sobremesa, o lokum é imperdível. Conhecido como “manjar turco” no Brasil, o doce é uma espécie de geléia, feita com amido de milho e açúcar e saborizados de várias maneiras. Na Turquia, os sabores mais comuns são os de água de rosas e limão.

Baklava
Outro sucesso da Turquia, o baklava é como um pastel feito de massa folhada, recheado com pasta de nozes e banha em mel. As variações são igualmente deliciosas: você pode encontrar baklavas com pistache, avelão, gergelim e muitos outros grãos locais.

Pão Pita
Substituto do nosso pão francês, o pão pita, ou o pão árabe tem como principal característica sua crocância. Quando servido quente, o pão vem ainda inflado e vai ficando fininho as poucos. É bem diferente do que vemos em mercados aqui no Brasil!

Tulumba
Doce típico da Turquia, o tulumba é um bolinho frito – com formato muito similar ao churros – feito com massa de trigo e ensopado com xarope ou mel.

 

Escrito por Hadassa Aguilera
© Copyright 2016 Honour Experiences

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s